Ford criou cama inteligente para acabar com as guerras entre casais

A Ford continua empenhada em aplicar os seus conhecimentos e tecnologias a formas e objectos do dia-a-dia que possam ter um impacto na vida das pessoas muito além dos automóveis. Já lhe mostrámos um berço que imita o som e o movimento de um carro e uma casota que acaba com um dos maiores medos dos cães, o barulho do fogo-de-artifício, mas o mais recente projecto da Ford é, muito provavelmente, o mais impressionante de todos.

É que a marca da oval azul acaba de apresentar a "Lane-Keeping Bed", uma cama inteligente que promete acabar com as guerras territoriais nocturnas entre casais. Por outras palavras, a Ford desenvolveu uma cama que mantém as pessoas no lugar e as impede de invadir o espaço do parceiro durante o sono.

De acordo coma Ford, a inspiração para esta ideia veio do sistema de assistência à permanência em faixa, tecnologia que faz com que os seus automóveis corrijam mudanças de faixa involuntárias, causadas por distracções do condutor. Assim, a Ford equipou esta sua cama com vários sensores de pressão, que detectam quando alguém sai da sua metade do colchão, e com uma cinta que as devolve de forma muito cuidadosa à sua posição inicial.

Neil Stanley, doutor e especialista em transtornos do sono, garante que cada pessoa muda de posição entre 12 a 20 vezes enquanto dorme, afectando não só a qualidade do seu sono como a do seu parceiro.

"Quando dormimos juntos, muitos casais têm menos espaço do que uma criança pequena numa cama de solteiro. Os humanos são mais vulneráveis quando estão a dormir, por isso estamos programados para acordar quando algo ou alguém nos toca inesperadamente. Se alguém se mover para o nosso lado da cama, este mecanismo de defesa vai entrar em acção e vai estragar a nossa noite, muitas vezes enquanto eles continuam a dormir profundamente. Eu já vi isso arruinar relacionamentos", afirma Neil Stanley.

Com a "Lane-Keeping Bed" a Ford garante ter acabado com este pesadelo, mas há um enorme problema: esta cama é apenas um protótipo e não pode ser comprada. Resta agora saber se a Ford alguma vez a vai produzir em escala…

Em destaque